Nas últimas décadas, ocorreu um rápido aumento na instalação de Estações Fotovoltaicas (solares) em todo o mundo. Para uma Planta em operação, a principal limitação exógena ao desempenho ideal é representada pela condição ambiental e presença de poeira nas superfícies do módulo fotovoltaico. Tanto a radiação solar, a matéria-prima básica do sistema, as temperaturas, o desempenho dos seus principais componentes, quanto os fatores menos anunciados, como velocidade do vento, direção do vento e precipitação, concorrem para gerar as condições ambientais que determinam o potencial rendimento esperado da Planta contra o qual o desempenho da Planta é medido. Por esse motivo, a monitorização das características ambientais do local e, por outro lado, do próprio módulo fotovoltaico, pode fornecer parâmetros para calcular a eficiência da Estação.
As principais variáveis a serem monitorizadas são:
? Irradiância global
? Temperatura do ar
? Temperatura do módulo.
Também a velocidade do vento, a direção do vento e a distância da tempestade frontal são fatores-chave no campo da prevenção de riscos durante eventos extremos.
O LSI Lastem fornece dois sistemas diferentes para a aplicação de monitorazação FV: uma estação meteorológica que inclui também um cálculo da taxa de desempenho e um sistema de campo apenas para o cálculo da taxa de desempenho.